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quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto livro de receitas da vovó



OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (produto final):
Criar um livro de receitas e finalizar o projeto posteriormente (Dia da Vovó – 30 de Julho) com um café da manhã e o livro de receitas em que os alunos presenteiam e homenageiam as Vovós.
Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura.

JUSTIFICATIVA:
A confecção de um livro de receitas possibilitará além de deixar pessoas da família interadas no que as crianças estão aprendendo, mas também a curiosidade dos alunos sobre ingredientes e modo de preparo de receitas que elas gostem, colocando em prática algumas delas (as mais fáceis) possibilitando a participação do grupo na cozinha.
Ampliar o repertório dos alunos quanto a este tipo de texto e propor a participação deles para montarmos outras receitas.

O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:
1- Apreciar momentos de aprendizado específico junto com as avós;
2- Aprender como consultar livros de receitas;
3- Interagir significativamente junto à família;
4- Gostar de ler e escrever este tipo de texto;
5- Conhecer escritores que propõem temas emocionais através de receitas – poesias de Roseane Murray;
6- Reescrever o texto de já sabem de cor;
7- Atentar às palavras que não fazem parte do repertório delas no dia-a-dia;
8- Valorizar o trabalho em grupo;
9- Aprender procedimentos matemáticos de capacidade e massa;
10- Saber fazer uso de como dobrar ou triplicar uma receita.

PRIMEIRAS PRÁTICAS DO PROJETO:
Foi solicitado aos alunos que trouxessem receitas pedidas para a Vovó.
Fizemos um mural onde iremos colocar as receitas trazidas pelos alunos.
Esta semana faremos a votação de algumas receitas para a confecção do livro.
Depois as crianças irão votar em três delas para colocarmos em prática na cozinha experimental da escola.
Posteriormente iniciaremos as práticas de escrita.
O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
1- Incluir a participação dos alunos a cada momento do projeto;
2- Levar para a classe receitas das avós;
3- Montar um mural com todas as receitas;
4- Incentivar na votação e na escolha de algumas receitas que serão colocadas em prática;
5- Proporcionar momentos que possam expor suas receitas oralmente ou através da leitura;
6- Possibilitar outro tipo de texto, no caso, uma poesia que tem como base a receita;
7- Garantir situações de textos em tiras para organizar;
8- Trabalhos em dupla com alfabeto móvel;
9- Possibilitar que os alunos montem receitas com base no que já viram;
10- Favorecer os registros das receitas para a montagem do produto final;
11- Confeccionar o livro de receitas para a homenagem.



Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com


Projeto Romero Brito



JUSTIFICATIVA
A Arte está inserida no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26: § 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Neste contexto, este projeto surge como conseqüência das atividades pedagógicas realizadas pela professora organizadora deste trabalho na área da Arte desta unidade escolar, dos Projetos Pintura Abstrata e Pintura Figurativa, Projeto Tarsila do Amaral e Projeto Cândido Portinari.
Por outro lado, Romero Britto foi escolhido como tema deste trabalho pedagógico por ser uma artista plástico brasileiro, contemporâneo e natural de Pernambuco, um estado vizinho ao nosso, permitindo assim uma situação concreta maior ao nosso alunado. Além desses aspectos, os temas, as formas geométricas e as cores exploradas por este artista plástico em suas peças proporcionam um conjunto de aspectos alegres do cotidiano, o que proporcionam um atrativo para o nosso público. Além do mais, Britto trabalha com esculturas, conduzindo uma aprendizagem pedagógica desta vertente da Arte.
Somando a estes aspectos a biografia deste artista possibilita uma reflexão para os alunos no que se refere à realidade social que estão inseridos comparando com a de Romero Britto em sua infância. Pois o mesmo procurava reverter sua realidade com a Arte através da criatividade com as cores e a educação. “... na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida... Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”

Também em suas produções são abordados valores éticos como amizade, companheirismo entre pessoas e animais, solidariedade com o ecossistema, satisfação no meio familiar e educacional, entre outros, os quais devem ser incentivados e/ou reforçados em nossa sociedade.
Será desenvolvido neste trabalho didático uma releitura das obras deste artista plástico com argila fazendo referência a outro artista nordestino Mestre Vitalino. Neste sentido, possibilita aos alunos a contemplação de outra vertente ao expressar um novo olhar sobre o mundo por meio da Arte.
Desta forma, este projeto proporciona em seu contexto, não apenas a percepção de umas das áreas do conhecimento, a saber, a Arte, mas o desenvolvimento de valores estéticos e éticos a serem contemplados na sociedade. E além desses fatores, a valorização da auto-estima do nosso alunado de suas aptidões e o incentivo a reversão de sua realidade por meio de sua criatividade, empenho aos estudos e ao trabalho ao longo de sua vida.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a sensibilidade e criatividade ao perceber o mundo que o rodeia e transportá-las em suas peças artísticas ou de outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Comparar a realidade social de nossos dias com a da infância de Romero Britto e perceber que há possibilidade de alterar este quadro.ü Identificar a intencionalidade do artista ao relacionar o nome dado e a própria produção artística.ü Localizar os destaques dados as cores primárias e secundárias utilizadas por Romero Britto em suas obras.ü Perceber a Arte tanto como expressão na pintura em telas quanto à produção de peças tridimensionais (esculturas).ü Notar os valores éticos abordados nas obras trabalhadas e perceber que são importantes na convivência dos seres humanos em sociedade.ü Aperfeiçoar a coordenação motora fina por meio das produções deste projeto.ü Conhecer a biografia e a Arte de Mestre Vitalino.ü Estimular a produção de escultura como uma releitura de uma das obras trabalhadas.


ÁREAS DO CONHECIMENTO:
ü Arteü Língua Portuguesaü Matemática ü Sociedade e Culturaü Éticaü Pluralidade Cultural

METODOLOGIA
Este projeto pedagógico será desenvolvido por meios de texto informativo, projeção de slides, exposição das cópias das produções de Romero Britto, releituras por meio de pinturas e esculturas de algumas peças trabalhadas, socialização e discussão em cada fase do projeto, entre outros.

AVALIAÇÃO
Será somativa e formativa diante das áreas do conhecimento abordadas neste trabalho pedagógico, bem como pela participação individual ou coletiva do aluno, a criatividade, o respeito às diferenças e diversidades durante todo o processo de aprendizagem

TEMPO PREVISTO
Dois meses com duas aulas semanais.

CULMINÂNCIASocialização das atividades produzidas pelos alunos para a família e comunidade escolar.

ATIVIDADES PROGRAMADAS
1º DIA: Biografia de Romero Britto. Leitura coletiva e discussão dos pontos principais tais como: infância pobre, pintura alegre com refúgio da realidade, estudo como aperfeiçoamento de sua expressão artística, entre outros.

2º DIA: Projeção de slides de alguns trabalhos do artista plástico.

3º DIA: Releitura da tela Abaporu by Britto. Retomada da tela Abaporu de Tarsila do Amaral. Compreensão o que é releitura. Perceber as semelhanças e diferenças das duas telas. Produção individual com recortes de revistas. Socialização.

4º DIA: Análise coletiva das telas Abaporu by Britto e a tela Abaporu de Tarsila do Amaral – revisão. Análise escrita (questionário). Trabalho individual.

5º DIA: Tela Amizade. Discussão sobre a importância do valor humano Amizade e quais demonstrações de amizade é comum em nossa sociedade. Que imagens Romero Britto utiliza para demonstrar amizade? Releitura. Produção individual.

6º DIA: Tela Maternidade. O que é maternidade? Quais os sinais deste aspecto apresentam esta produção artística? Releitura. Produção individual.

7º DIA: Telas: Peixe-menino e Peixe-menina. O que o artista queria demonstrar nestas telas? Quais os sinais nas telas que indicavam o gênero? Quais as cores escolhidas? Releitura. Produção em dupla.

8º DIA: Tela Peixe. Releitura a partir de um quebra-cabeça. Pintura com lápis de cor ou giz de cera. Confecção de envelope para as peças do quebra-cabeça. Trabalho individual.

9º DIA: Recorte das peças após colagem em cartolina guache. Trabalho individual.

10º DIA: Tela: Cachorro. Questionamento das escolhas de Britto quanto: às cores, o animal, as expressões destacadas, o convívio social com os animais de estimação, entre outros. Releitura com pintura e colagem com papéis coloridos. Trabalho individual.

11º DIA: Projeção de slides em Data show. Identificação das esculturas e pinturas do artista trabalhado. Semelhanças e diferenças. Atividade de recorte e colagem selecionando as duas categorias trabalhadas na aula.

12º DIA: Tela: A árvore da família Atlântica. Análise coletiva sobre os valores afetivos abordados pela tela. Análise escrita (questionário) e releitura com lápis de cor ou giz cera. Trabalho individual.

13º DIA: Leitura compartilhada do livro infantil Mestre Vitalino. Assistir o documentário Mestre Vitalino. Destaque da intencionalidade do artista nordestino ao retratar seu povo. Semelhanças e diferenças da obra de Mestre Vitalino com a de Romero Britto. Discussão dos pontos mais interessantes para os alunos e professora (materiais, técnicas, discípulos e suas variações artísticas, entre outros). Produção textual dos aspectos importantes do DVD. Trabalho individual.

14º DIA: Releitura com argila de uma das peças de Romero Britto trabalhadas neste projeto. Trabalho individual. Socialização.

15º DIA: Pintura das peças produzidas em argila. Trabalho individual. Socialização.

16º DIA: Exposição dos trabalhos desenvolvidos neste projeto para a família e comunidade escolar.


Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

Projeto como a escola pode resgatar valores



Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.
A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania.
Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.


Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

• COLABORAÇÃO – “QUER UMA MÃOZINHA”?
• CONVIVÊNCIA _ “ COM LICENÇA?”
• ATENÇÃO _ “ FALOU COMIGO?”
• HONESTIDADE _ “NÃO FUI EU.”
• RESPEITO _ “E EU COM ISSO?”
• NUTRIÇÃO _ “VERDURA? NÃO!”
• RESPONSABILIDADE _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”
• GENEROSIDADE _ “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”


CONTEUDOS CONCEITUAIS• Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
• Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
• Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
• fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
• Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
• mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
• que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
• que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:• Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
• Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
• Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
• Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
• Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
• Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
• Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.


CONTEÚDOS ATITUDINAIS• Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
• Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
• Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
• Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
• Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
• Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
• Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
• Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
• Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
• Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.

ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.
• Correspondência
• Seqüência de figuras
• Idéia de quantidade
• Classificação
• Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
• Bingo de palavras ou figuras.
• Estatísticas ( resultados da pesquisa)

ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA PORTUGUESA:
ORAL:
• Utilização adequada da linguagem oral.
• Recontar estórias.
• Relatar experiências vividas.
• Crachá.
• Explicação dos temas, questionamentos.
• Conversas .
• Criação de estórias.
• Dramatizações.
• Pesquisas.

ESCRITA:
• Elaboração de textos espontâneos.
• Aproximação da escrita.
• Crachás.
• Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.


ÁREA DAS ARTES VISUAIS:
Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
• Modelagem.
• Recorte e colagem.
• Jogos.
• Brincadeiras.
• Rotina diária.
 Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO:
• Jogos.
• Danças.
• Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.

ÁREA MUSICAL:• Músicas que possam se adequar aos temas.

ÁREA DE NATUREZA:• Mudança de hábitos.
• Vídeos instrutivos.
• Pesquisas .
• Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).

ÁREA DE SOCIEDADE:
• Construção de regras.
• Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)

ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA:
• Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
• Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
• Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos
Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com


Projeto vivendo valores na escola



Objetivos:
• Refletir os valores humanos na prática do dia a dia;
• Refletir sobre posturas mentais e atitudes de nosso comportamento;
• Solucionar problemas sociais de forma humana, coerente e equilibrada;
• Promover um clima de respeito e amizade entre todos na escola.

Desenvolvimento:
Será desenvolvido um valor humano por mês:
• Abril- Amor
• Maio- Limpeza
• Junho- Responsabilidade
• Agosto- Organização
• Setembro- Respeito
• Outubro- Paz
• Novembro- Cooperação
• Dezembro- União
Serão desenvolvidas atividades que despertem a reflexão de cada valor trabalhando através de construção de murais, poesias, músicas, leituras diversas, criação de frases pelas crianças, gincanas e pesquisas extra classe, redações abordando os temas.

Avaliação:Será feita através da participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas, verificando-se os comportamentos e ou mudanças de relacionamento com o outro.

Interdisciplinaridade:
Todas as atividades serão trabalhadas de acordo com o projeto e objetivos específicos de cada disciplina, integrando-os de forma a se complementarem no decorrer do ano letivo.
Lúcia Margarete Rodrigues

Projeto animais




A princípio serão trabalhados os animais que forem do interesse do grupo, que se destacaram no passeio ao Jardim Zoológico e o coelho que estará presente na comemoração da Páscoa.

A partir daí todo o trabalho se encaminhará em várias direções que despertarão os conteúdos a serem trabalhados.
Juntamente aos tópicos direcionados a Ciências Naturais estarão também presentes as fábulas na área de Literatura Infantil. Onde as crianças invadirão o mundo da fantasia e de questões morais encontradas nas diversas fábulas escolhidas pelo grupo.

Assim, cabe lembrar que os temas transversais serão discutidos e estarão sempre presentes nos assuntos predominantes.

Objetivos:

• Definir de diversos animais suas principais características;
• Diferenciar vertebrados e invertebrados;
• Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade(locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
• Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de alfabetização.

Atividades:
• Dinâmicas de grupo;
• Pesquisas;
• Leituras informativas;
• Jogos diversos;
• Quebra - cabeça;
• Calendários;
• Atividades matemáticas;
• Seqüência de figuras;
• Desenhos dirigidos e espontâneos;
• Recorte e colagem;
• Observação e relatórios;
• Cruzadinha;
• Caça- palavras;
• Produção de texto;
• Dobraduras(origami);
• Máscaras, fantoches e dedoches;
• Móbiles;
• Músicas;
• Poesias;
• Liga pontos;
• Pinturas;
• Listagens;
• Dramatizações;
• Leituras diversas;
• Passeios relacionados ao tema;
• Escrita espontânea;
• Mímicas;
• Fábulas, contos, histórias;
• Ditado diagnóstico;
• Painéis, tabelas e gráficos;
• Uso do tangran
• Adivinhações.


Material didático/ recursos: • Livros didáticos e para didáticos;
• CDs/ som
• Televisão/filmes
• Sucatas
• Papéis diversos
• Internet/computador/softwares
• Folhas xerocadas
• Tintas e pincéis
• Lápis coloridos e giz de cera
• Hidrocor
• Máquina fotográfica
• Painéis
• Vídeo
• Revista/ jornais
• Livros de literatura infantil
• Cola
• Tesoura
• Lixas d`água
• Espelho
• Filmadora
• Fichas, figuras

Instrumentos de Avaliação: Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
• Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
• Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
• Produtos de estudo ou de tarefas com relação as diversas situações escolares;
• Dados registrados com referência diretas com o aluno ou em grupo.
Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

Projeto Cada animal tem a sua importância



ÁREA: CIÊNCIAS NATURAIS (cidadania/preservação)

TEMPO DE DURAÇÃO: 1 SEMESTRE. ANO

JUSTIFICATIVA : O projeto surgiu da necessidade de se criar uma consciência de preservação dos animais, não só daqueles que estão prestes a extinguir-se mas também daqueles que nos cercam, além do meio em que vivem, o qual está intrinsecamente ligados à sua sobrevivência. Outra questão está em prepará-los para a excursão ao zoológico, o que evitaria somente o passeio pelo passeio, e não pelo conhecimento.

CONTEÚDOS CONCEITUAIS: Que a criança distinga os diferentes tipos de animais, com hábitos também diferentes mas que correm perigo de desaparecer para sempre Que a criança reconheça que no mundo animal também se obedecem regras, hierarquias. Que a criança seja um ser transmissor de conhecimento, e também de consciência , lembrando que aquele animalzinho que ela cria em casa, também precisa de carinho, respeito e atenção.

CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS : Que a criança resolva atividades diversas baseando-se no que aprendeu , observando a rotina dos animais, podendo assim ser capaz de experimentar, construir, observar e se expressar.

CONTEÚDOS ATITUDINAIS: Que a criança valorize todo e qualquer animal sendo ele do mais imponente até aquele aparentemente menos importante; Que a criança se dê conta de que os animais estão em perigo e se interessem em preserva-los transmitindo o que aprenderam para a sociedade.

OBJETIVOS TERMINAIS : Pretendo com este projeto além da alfabetização realizada pelo interesse que os animais exercem com as crianças, mostrar que estes mesmos animais possuem hábitos próprios e interessantes, que muito podem nos oferecer e que se não forem amados, respeitados, e preservados, num futuro próximo nossos filhos e netos poderão não conhecê-los.

DESENVOLVIMENTO
USANDO A COLEÇÃO DE LIVROS DOS ANIMAIS, AS CRIANÇAS VÃO ESCOLHER UM ANIMAL A QUEM VÃO REPRESENTAR, OU SEJA CADA ALUNO SERÁ RESPONSÁVEL PELO ANIMAL QUE ESCOLHEU, E A CADA DIA QUE A VIDA DE SEU ANIMAL FOR SENDO CONTADA A PROFESSORA O CONVIDARÁ PARA SENTAR-SE DO SEU LADO E TODOS SEUS COLEGAS TÊM QUE RESPEITA-LO E PRESTAR ATENÇÃO NA ESTÓRIA.
Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com