Postagens populares

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Projeto Romero Brito



JUSTIFICATIVA
A Arte está inserida no currículo escolar como área de conhecimento como declara a LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a qual determina o Art. 26: § 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
Neste contexto, este projeto surge como conseqüência das atividades pedagógicas realizadas pela professora organizadora deste trabalho na área da Arte desta unidade escolar, dos Projetos Pintura Abstrata e Pintura Figurativa, Projeto Tarsila do Amaral e Projeto Cândido Portinari.
Por outro lado, Romero Britto foi escolhido como tema deste trabalho pedagógico por ser uma artista plástico brasileiro, contemporâneo e natural de Pernambuco, um estado vizinho ao nosso, permitindo assim uma situação concreta maior ao nosso alunado. Além desses aspectos, os temas, as formas geométricas e as cores exploradas por este artista plástico em suas peças proporcionam um conjunto de aspectos alegres do cotidiano, o que proporcionam um atrativo para o nosso público. Além do mais, Britto trabalha com esculturas, conduzindo uma aprendizagem pedagógica desta vertente da Arte.
Somando a estes aspectos a biografia deste artista possibilita uma reflexão para os alunos no que se refere à realidade social que estão inseridos comparando com a de Romero Britto em sua infância. Pois o mesmo procurava reverter sua realidade com a Arte através da criatividade com as cores e a educação. “... na condição de criança pobre no Brasil, tive contato com o lado mais sombrio da humanidade. passei a pintar para trazer luz e cor para minha vida... Criar era um refúgio: eu pintava um mundo colorido, diferente do meu.”

Também em suas produções são abordados valores éticos como amizade, companheirismo entre pessoas e animais, solidariedade com o ecossistema, satisfação no meio familiar e educacional, entre outros, os quais devem ser incentivados e/ou reforçados em nossa sociedade.
Será desenvolvido neste trabalho didático uma releitura das obras deste artista plástico com argila fazendo referência a outro artista nordestino Mestre Vitalino. Neste sentido, possibilita aos alunos a contemplação de outra vertente ao expressar um novo olhar sobre o mundo por meio da Arte.
Desta forma, este projeto proporciona em seu contexto, não apenas a percepção de umas das áreas do conhecimento, a saber, a Arte, mas o desenvolvimento de valores estéticos e éticos a serem contemplados na sociedade. E além desses fatores, a valorização da auto-estima do nosso alunado de suas aptidões e o incentivo a reversão de sua realidade por meio de sua criatividade, empenho aos estudos e ao trabalho ao longo de sua vida.

OBJETIVO GERAL

Desenvolver a sensibilidade e criatividade ao perceber o mundo que o rodeia e transportá-las em suas peças artísticas ou de outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Comparar a realidade social de nossos dias com a da infância de Romero Britto e perceber que há possibilidade de alterar este quadro.ü Identificar a intencionalidade do artista ao relacionar o nome dado e a própria produção artística.ü Localizar os destaques dados as cores primárias e secundárias utilizadas por Romero Britto em suas obras.ü Perceber a Arte tanto como expressão na pintura em telas quanto à produção de peças tridimensionais (esculturas).ü Notar os valores éticos abordados nas obras trabalhadas e perceber que são importantes na convivência dos seres humanos em sociedade.ü Aperfeiçoar a coordenação motora fina por meio das produções deste projeto.ü Conhecer a biografia e a Arte de Mestre Vitalino.ü Estimular a produção de escultura como uma releitura de uma das obras trabalhadas.


ÁREAS DO CONHECIMENTO:
ü Arteü Língua Portuguesaü Matemática ü Sociedade e Culturaü Éticaü Pluralidade Cultural

METODOLOGIA
Este projeto pedagógico será desenvolvido por meios de texto informativo, projeção de slides, exposição das cópias das produções de Romero Britto, releituras por meio de pinturas e esculturas de algumas peças trabalhadas, socialização e discussão em cada fase do projeto, entre outros.

AVALIAÇÃO
Será somativa e formativa diante das áreas do conhecimento abordadas neste trabalho pedagógico, bem como pela participação individual ou coletiva do aluno, a criatividade, o respeito às diferenças e diversidades durante todo o processo de aprendizagem

TEMPO PREVISTO
Dois meses com duas aulas semanais.

CULMINÂNCIASocialização das atividades produzidas pelos alunos para a família e comunidade escolar.

ATIVIDADES PROGRAMADAS
1º DIA: Biografia de Romero Britto. Leitura coletiva e discussão dos pontos principais tais como: infância pobre, pintura alegre com refúgio da realidade, estudo como aperfeiçoamento de sua expressão artística, entre outros.

2º DIA: Projeção de slides de alguns trabalhos do artista plástico.

3º DIA: Releitura da tela Abaporu by Britto. Retomada da tela Abaporu de Tarsila do Amaral. Compreensão o que é releitura. Perceber as semelhanças e diferenças das duas telas. Produção individual com recortes de revistas. Socialização.

4º DIA: Análise coletiva das telas Abaporu by Britto e a tela Abaporu de Tarsila do Amaral – revisão. Análise escrita (questionário). Trabalho individual.

5º DIA: Tela Amizade. Discussão sobre a importância do valor humano Amizade e quais demonstrações de amizade é comum em nossa sociedade. Que imagens Romero Britto utiliza para demonstrar amizade? Releitura. Produção individual.

6º DIA: Tela Maternidade. O que é maternidade? Quais os sinais deste aspecto apresentam esta produção artística? Releitura. Produção individual.

7º DIA: Telas: Peixe-menino e Peixe-menina. O que o artista queria demonstrar nestas telas? Quais os sinais nas telas que indicavam o gênero? Quais as cores escolhidas? Releitura. Produção em dupla.

8º DIA: Tela Peixe. Releitura a partir de um quebra-cabeça. Pintura com lápis de cor ou giz de cera. Confecção de envelope para as peças do quebra-cabeça. Trabalho individual.

9º DIA: Recorte das peças após colagem em cartolina guache. Trabalho individual.

10º DIA: Tela: Cachorro. Questionamento das escolhas de Britto quanto: às cores, o animal, as expressões destacadas, o convívio social com os animais de estimação, entre outros. Releitura com pintura e colagem com papéis coloridos. Trabalho individual.

11º DIA: Projeção de slides em Data show. Identificação das esculturas e pinturas do artista trabalhado. Semelhanças e diferenças. Atividade de recorte e colagem selecionando as duas categorias trabalhadas na aula.

12º DIA: Tela: A árvore da família Atlântica. Análise coletiva sobre os valores afetivos abordados pela tela. Análise escrita (questionário) e releitura com lápis de cor ou giz cera. Trabalho individual.

13º DIA: Leitura compartilhada do livro infantil Mestre Vitalino. Assistir o documentário Mestre Vitalino. Destaque da intencionalidade do artista nordestino ao retratar seu povo. Semelhanças e diferenças da obra de Mestre Vitalino com a de Romero Britto. Discussão dos pontos mais interessantes para os alunos e professora (materiais, técnicas, discípulos e suas variações artísticas, entre outros). Produção textual dos aspectos importantes do DVD. Trabalho individual.

14º DIA: Releitura com argila de uma das peças de Romero Britto trabalhadas neste projeto. Trabalho individual. Socialização.

15º DIA: Pintura das peças produzidas em argila. Trabalho individual. Socialização.

16º DIA: Exposição dos trabalhos desenvolvidos neste projeto para a família e comunidade escolar.


Créditos: http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário