Todas as atividades postadas neste Blog não são de minha autoria. Elas foram retiradas de várias fontes, tanto na Internet, quanto em livros. Caso forem encontradas aqui, alguma atividade de sua autoria, ficaria imensamente feliz em dar os devidos créditos. É só deixar um recadinho em um dos links de comentários. Abraços!
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quarta-feira, 22 de junho de 2011
Projeto: Festa Junina
Indicado para: maternal e 1º período
Indicado para: maternal e 1º período
1) Tema: Festa Junina
2) Objeto Detonador: Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça uma data comemorativa como a festa junina que é muito comemorada em nosso país.
3) Justificativa pedagógica: É importante nesta fase proporcionar aos alunos a exploração das datas comemorativas, ajudando assim a criança a conhecer a um pouco mais sobre a cultura do Brasil e identificar seus costumes e tradições.
4) Perfil do Grupo: Crianças de dois a quatro anos, em descobrimento das coisas do mundo.
5) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
• Identificar Costumes e tradições.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar vocabulário.
• Identificar as letras do alfabeto.
Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e vestimentas juninas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas..
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e vestimentas juninas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer as tradições e costumes utilizados nas festas juninas..
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a cultura.
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar a cultura.
6) Janelas:
• Artes visuais.
• Memorizar.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
• Artes visuais.
• Memorizar.
• Natureza e sociedade.
• Música.
• Alfabeto.
7) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre a festa junina e costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas e cantigas).
- Falar com as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foramem alguma.
- Ouvir a música São João na roça de Luiz Gonzaga.
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Trabalhar a memorização da criança no jogo da memória.
- Conversar sobre a festa junina e costumes e tradições (vestimentas, comidas típicas e cantigas).
- Falar com as crianças sobre a festa junina, se sabem o que é, se já viram e foram
- Ouvir
- Utilizar raciocínio e lógica para a montagem do quebra cabeça, trabalhando também a coordenação motora.
- Trabalhar a memorização da criança no jogo da memória.
8) Duração:
Aproximadamente de uma a duas aulas, de acordo com o nível de aprendizado da turma
História das Festas Juninas

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
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