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quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A matemática ecológicamente correta

Créditos: Retirado da internet(se alguém souber quem criou,me passe o nome  para que eu possa dar os devidos créditos)

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Medidas de tempo.
• Algoritmos e cálculos mentais.
• Educação ambiental: noções básicas de preservação do meio ambiente.
• Educação ambiental: noções básicas dos impactos ambientais e conseqüências da crescente produção de resíduos de Pet pelo ser humano.
• Práticas simples para reutilizar garrafas Pet.
• Ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações.
Duração das atividades
O ano letivo
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Como requisito importante para a realização do trabalho aqui proposto, sugerimos que você professor/a, faça um trabalho constante de problematizar situações diárias vivenciadas pelos/as alunos/as relacionados ao meio ambiente, a produção de lixo de garrafas Pet, o impacto no meio ambiente e a possibilite de interação e diálogo nas mais diversificadas experiências da turma, que envolvam tomada de decisão.
São necessários conhecimentos das noções de adição, subtração,multiplicação,construção e leitura de gráficos.
Estratégias e recursos da aula
Esta proposta de aula deverá ser adaptada a faixa etária e/ou série a ser trabalhado os assuntos matemáticos ( Temas: Números e Operações, Tratamento da informação, Grandezas e medidas); assuntos relativos ao Meio Ambiente e Ciências Naturais.
A cada ano que passa aumenta o consumo e descarte de garrafas PET pela população, causando uma praguinha do mundo moderno, não é mesmo?
Esta aula tem como proposta discutir sobre o uso exagerado e a reutilização deste material.
Para iniciar o trabalho de problematização e conscientização sugiro que você trabalhe com textos informativos abordando o assunto  do PET.
Sugestões de alguns textos e endereços para que você acesse e selecione outros que atendam a demanda de sua turma
Alguns sites para consulta:

http://www.recicloteca.org.br/plastico.asp?Ancora=3
http://tecnocracia.com.br/arquivos/reuso-e-reciclagem-da-garrafa-pet
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclagem/pet.html
http://www.reciclaveis.com.br/negocios/Pet/LinhaPET.htm
http://www.abepet.com.br/reciclagem.php
http://reciclagemebrn.blogspot.com/
TRABALHANDO COM TEXTOS INFORMATIVOS
TEXTO 1
                   PET No Brasil, o uso das embalagens PET (politereftalato de etileno) está crescendo e substituindo embalagens como: latas, vidros, multilaminados (tipo "longa vida" ou "caixinha") e até de outros plásticos. Hoje é comum observar o PET em garrafas de suco, refrigerantes, óleos vegetais, água mineral.
A matéria-prima
Os plásticos são produzidos a partir de processos petroquímicos. O PET é um deles, e foi desenvolvido em 1941 pelos químicos ingleses Whinfield e Dickson. Por ser um material inerte, leve, resistente e transparente, passou a ser utilizado na fabricação de embalagens de bebidas e alimentos no início da década de 1980. Em 1985 cerca de 500 mil toneladas de vasilhames já haviam sido produzidos, somente nos Estados Unidos.

TEXTO 2
                    Processo de reciclagem do PET.
Depois de coletadas por um sistema seletivo, as embalagens PET passam por uma triagem para separá-las por cor.
Para viabilizar o transporte para as fábricas recicladoras é necessário, em muitos casos, o enfardamento, utilizando prensas hidráulicas ou manuais.
O processo de reciclagem do PET se dá através de moagem e lavagem das embalagens, daí os polímeros são novamente transformados em grânulos, os chamados grãos ou pellets.
Os produtos da reciclagem do PET são muito variados. É possível  confeccionar roupas, cordas, cerdas e novas embalagens (exceto embalagens para a indústria alimentícia).
    

TEXTO 3
                           Por que reciclar?• Em sua maioria os materiais plásticos ocupam muito espaço nos aterros devido a dificuldades de compactação e por sua baixa degradabilidade.
• As embalagens plásticas lançadas indevidamente no ambiente contribuem para entupimentos, propiciam condições de proliferação de vetores, prejudicam a navegação marítima e agridem a fauna aquática.
Existem hoje, no país, programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, empresas, universidades, condomínios, escolas, etc. Procure saber se alguma destas iniciativas está sendo implementada em sua região, lembrando ainda que o material separado também pode ser encaminhado para cooperativas e sucateiros. Aqui está uma boa pesquisa e/ou trabalho de campo a ser realizada pelos seus alunos.
Para saber mais sobre a reciclagem de Embalagens PET usadas, entre em contato com as seguintes entidades ou empresas:
RECIPET
Rua Humaitá, 965
CEP: 13 300 - Indaiatuba, SP
Tel.: (019) 375 6677
ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química
Rua Santo Antônio, 184 - 18o Andar
1314-900 - São Paulo, SP
Tel. (011) 3242 1144
ABIPET
Associação Brasileira dos Fabricantes de Embalagens de PET
Rua Joaquim Floriano, 72 conj. 85
04534-000 - São Paulo, SP
(011) 3078-1688
Fontes:
Acervo Recicloteca
A Reciclagem de Plástico e o Meio Ambiente – Adilson Santiago Pires
Plastivida - www.plastivida.org.br
TEXTO 4  
  CARACTERÍSTICAS DO PET
O PET possui algumas características, como:
- absoluta transparência;
- grande resistência a impactos;
- maior leveza em relação às embalagens tradicionais;
- brilho intenso.
Curiosidades:
- 68% de todo refrigerante produzido no país é embalado em garrafas PET.
 Uma sugestão de escrita para facilitar a leitura dos pequenos:
- de 100 refrigerantes produzidos no país, 68 são embalados em garrafas PET.- 1 kg de garrafas PET equivale: 16 garrafas de 2.5 litros ou 20 garrafas de 2.0 litros ou 24 garrafas de 1.5 litros ou 26 garrafas de 1.0 litro ou 36 garrafas de 600 ml. (Fonte: TOMRA/LATASA - Recicl agem S)
Sugestão: Demonstre com garrafas PET a informação sobre 1 kg de PET.
TRABALHA NDO COM AS INFORMAÇÕES
A fase da aprendizagem dos alunos a que se propõem(?) esta aula, as experiências práticas são fundamentais para construção do conhecimento e conceitos matemáticos. Partindo deste pressuposto, sugiro algumas ativividades

• medidas de capacidade;
Como atividade diversificada e enriquecedora, você poderá fazer transformações sem que o aluno utilize o quadro de submúltiplos do litro. Para esta atividade você deverá ter em sala:
  •  uma vasilha com capacidade  de 1litro com a divisão de mililitros( Você vai encontrar esta vasilha em supermercados);
  • dois recipientes para encontrar os dois meios litro.
      Com estes recipientes seus alunos descobrirão de quantos mililitros são necessários para obter um meio litro e 1 litro.
      Permita que o alunos meçam com a garrafa de 1 litro e o recipiente pad rão de 1 litro, a quatidade de água necessária para se obter a unidade fundamental  litro.  Encontrada esta quantidade, questione seus alunos de como proceder para encontrar meio litro. Caso tenham dificuldade em sugerir para dividir o litro em dois recipientes com a mesma quantidade de líquido, lance mão do significado da palavra  MEIO, se necessário, utilize o dicionário.
    Registre as descobertas no caderno de Matemática. O aluno poderá ilustrar suas descobertas.   
 Veja:
#Se um litro corresponde a 2 meios litros, quantos meios litros terei em 1 kg de garrafas de 2,5 litros?
Você poderá trabalhar desta maneira com as quantidades de 2,0 litros, 1,5 litros e 1,0 litros.
# Retome o recipiente com capacidade 1 litros e trabalhe o significado de mililitro, que é o litro (unidade fundamental válida em qualquer parte do mundo) dividida em 1000 partes e/ou mil vezes menor que o litro, utilizado para medir pequenas quantidades: remédios, refrigerantes e outros. 
Peça que tragam de casa ou encontre nos líquidas que eles lidam em seus dia dia coisas  medidas em mililitros. 
Se 1 litro corresponde a 1000ml (mililitros), quantos mililitros teremos em 16 garrafas de 2,5 litros?..... em 24 garrafas de 1,5 litros? .....em 20 garrafas de 2,0 litros? .....emm26 garrafas de 1 litro? .....36 garrafas de 600ml ?
Este trabalho poderá ser feito com a turma dividida em grupos e cada grupo fará uma medição. Ao terminar as medições, cada grupo deverá explicar como encontrou o resultado obtido. Lembre-se que você professor é um mediador e deverá questionar os resultados incorretos  de modo  a construir um conhecimento correto.

• pesquisa sobre os hábitos dos alunos: Quantas garrafas descartá veis utilizamos durante uma semana ou uma quinzena?

• coleta e reutilização das garrafas Pet que os alunos utilizam em seu dia a dia, confeccionando brinquedos, vassouras e outros. Visite o site:
http://reciclagemebrn.blogspot.com/
http://misturebanaprateleira.blogspot.com/2009/04/organizador-de-cabos-feito-com-garrafa.html
http://arquiteturaetal.com/2009/02/07/atualizando-pufe-de-garrafa-pet/
http://design-ceap.blogspot.com/2009/09/olha-so-que-trabalhos-lindos-feitos-com.html
• aula de Ciências : Trabalhando com a METAMORFOSE;
http://www.aipa.org.br/educacao_dicas_AIPA.htm
• com tabelas e gráficos no Laboratório de Informática, utilizando o programa Excel;
• regras para o uso consciente do Pet – 5R’s.
CRIANDO LIVROS INFORMATIVOS

O livro virtual, encontrado no endereço abaixo, permite uma atividade muito interessante!
http://www.plastivida.org.br/lala/
Leve seus alunos ao Laboratório de Informática para que eles possam acessar o endereço.
Permita que eles explorem o livrinho virtual, as informações, as ilustrações.
Como proposta de trabalho, sugiro que você desafie seus alunos a criarem:
• um liv ro tendo como um dos personagens uma garrafa Pet;
• o personagem do livro,usando uma garrafa Pet.
No livro deverá ter informações que eles aprenderam durante o desenvolvimento do trabalho proposto acima.
Ao terminar o trabalho, faça uma exposição com todo material criado pelos alunos podendo assim, despertar o interesse de outras turmas e professores, pelo trabalho de conscientização da preservação do meio ambiente e soluções para o lixo descartado diariamente pela população.
Durante o trabalho, tenha com um dos objetivos incrementar a coleta seletiva, dando ênfase para o reaproveitamento do papel e da garrafa Pet tão presentes na vida dos estudantes.
CRIANDO JOGOS COM PET
BOLICHE
“...O BOLICHE E SEUS BENEFÍCIOS
Pode-se dizer que o Boliche, trata-se de um esporte completo, porque ele proporciona um “fechamento” das partes cognitivas, emotivas e motriz, do b olichista.
...
Com o jogo de Bolich e, pode-se fazer a criança perceber posições , direções, distâncias, tamanho, o movimento e a forma dos corpos, enfim contribuindo para o desenvolvimento da estruturação espacial da criança...”
Acesse o endereço abaixo para continuar a leitura.http:// www.boliche.com.br/criticas/melhorar037.htm
Jogo de Boliche / adição e subtração
Organização
Jogo individual ou em equipe
Objetivos
Verificar o aprendizado do aluno em relação ao conhecimento dos números, adição e subtração.
Materiais
• 10 garrafas de coca de 600 ml;
• água e suco de três cores diferentes(vermelho, amarelo e verde);
• uma bola feita de meia;
• 10 tiras de papel (6 cm x 5 cm);
• Fita adesiva
• Pincel atômico.
Como fazer?
1. Dilua o suco na água.
2. Encher 4 garrafas com suco vermelho, 3 garrafas com suco amarelo e 3 garrafas com suco verde.
3. Usando o pincel atômico, registre números de 0 a 9 nas tiras de papel e prenda nas garrafas com fita adesiva.
4. Faça uma bola (pequena) com meias usadas e que seriam descartadas.
Regras
1. Atribuir uma quantidade de pontos para cada garrafa de cor vermelha, verde e amarela. A pontuação fica a critério do professor.
2. Cada aluno joga a bola de meia para derrubar as garrafas numeradas.
3. O aluno deverá somar ou subtrair os valores das garrafas derrubadas.
Ao subtrair os alunos poderão escolher duas garrafas para encontrar a diferença entre os números registrados nas mesmas. Neste caso, o aluno deverá ter o cuidado de tirar quantidades menores das maiores, propiciando ao professor um momento de avaliação, verificará se o aluno compreendeu o algoritmo da subtração.
4. Cada aluno receberá uma planilha com o nome dos alunos para marcar a pontuação.
5. No final de duas rodadas quem marcar mais pontos é o vencedor.
Jogo de Boliche e a multiplicação
Organização
Jogo individual ou equipe.
Objetivos
Verificar o aprendizado da tabuada da multiplicação.
Materiais
• 10 garrafas Pet pequenas;
• água e suco de três cores diferentes(vermelho, amarelo e verde);
• uma bola feita de meia;
• 10 tiras de papel (6cm x 5 cm);
• Fita adesiva
• Pincel atômico.
• Dez cartas de baralho (A – representará o nº 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9. Coringa);
• Duas pet pequenas “pitchulinha”.
Como fazer?
1. Dilua o suco na água.
2. Encher quatro garrafas com suco vermelho, três garrafas com suco amarelo e três garrafas com suco verde.
3. Usando o pincel atômico, registre números de 0 a 9 nas tiras de papel e prenda nas garrafas com fita adesiva.
4. Faça uma bola (pequena) com meias usadas e que seriam descartadas.
5. Faça uma ampulheta com as pitchulinhas
Acesse o site para ver pomo fazer uma am

http://claufin.blogspot.com/2007/08/artesanato-jogos-com-materia-reciclado.html

6. Um jogador embaralha as cartas e deixe–as viradas sobre uma mesa.
Regras
1. Atribuir uma quantidade de pontos para cada garrafa de cor vermelha, verde e amarela. A pontuação fica a critério do professor ou será combinada com os alunos.
2. O jogador escolhe uma carta que será o multiplicador.
3. Em seguida joga a bola de meia para derrubar as garrafas numeradas.
4. O jogador poderá escolher um dos valores das garrafas derrubadas para encontrar o produto entre os números.
5. Após escolher um número das garrafas que foram derrubadas, use a ampulheta para marcar o tempo de cada jogada.
6. Caso retire o Coringa, o jogador terá duas opções: escolherá o multiplicador ou o valor da jogada terá o valor dobrado.
Cada jogador receberá uma pla nilha com o nome de todos os alunos para marcar a pontuação de cada jo gada.
Quem marca r mais pontos será o vencedor.
Duração do jogo.
A duração do jogo será estipulada pelo grupo:
• Número de jogadas;
• Tempo determinado.
Jogo de Boliche com números decimais
Organização
Jog o em equipe.
Objetivos
Resolver situações problema envolvendo números decima is com as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão .
Materiais
• 10 garrafas pitchulinhas;
• Areia fina;
• Uma bola feita de meia;
• 10 tiras de papel (9cm x 5 cm);
• Fita adesiva
• Pincel atômico.
• Duas pet pequenas “pitchulinha”.
Como fazer?
1. Coloque areia nas garrafas ( Dois dedos de areia em cada garrafinha).
2. Usando o pincel atômico, registre situações problemas, operações envolvendo números decimais nas tiras de papel e prenda nas garrafas com fita adesiva.
3. Faça uma bola (pequena) com meias usadas e que seriam descartadas.
4. Faça uma ampulheta com as pitchulinhas
Acesse o site para ver pomo fazer uma ampulheta.
http://claufin.blogspot.com/2007/08/artesanato-jogos-com-materia-reciclado.html
Regras
1. Atribuir uma quantidade de pontos para cada garrafa.
2. Em seguida joga a bola de meia para derrubar as garrafas numeradas.
3. O jogador poderá escolher uma das garrafas derrubadas para resolver.
4. Após escolher uma das garrafas que foram derrubadas, use a ampulheta para marcar o tempo de cada jogada.
Cada jogador receberá uma planilha com o nome de todos os alunos para marcar a pontuação de cada jogada.
Quem marcar mais pontos será o vencedor.
Duração do jogo.
A duração do jogo será estipulada pelo grupo:
• Número de jogadas;
• Tempo determinado.
Jogo de argolas
Materiais.
• 12 ou 15 garrafas pet com capacidade de 2l ou 2,5 l e com tampinhas coloridas;
• Tesoura sem ponta;
• Fita crepe ou fita adesiva colorida.
• Duas Pulseiras ou argolas usadas.
• Papel para resolver as atividades.
• Ampulheta feita de pitchulinhas.
• Giz ou barbante colorido ou as tampinhas das garrafas coloridas – 3 cores.
Como fazer?

1. Corte as garrafas abaixo do bico como mostra a gravura.
2. Faça um acabamento com a fita adesiva onde foi cortada a garrafa para evitar acidentes (cortes).
3. Espalhe as garrafas, deixando espaço entre elas.
Regras
1. Atribuir uma quantidade de pontos para cada uma das cores das tampinhas.
2. Escolha qual operação que será trabalhada com o jogo.
3. Jogue as argolas sobre as garrafas para fazer os cálculos, use a ampulheta para marcar o tempo de cada jogada.
4. O professor fará um cartaz, reutilizando cartolinas, com o nome de cada jogador para registrar a pontuação ob tida em cada jogada. Poderá eleger um aluno para desempenhar esta tarefa ou cada jogador faz o registro dos pontos obtidos.
Quem obter maior pontuação será o vencedor.
Duração do jogo.
A duração do jogo será estipulada pelo grupo:
• Número de jogadas;
• Tempo determinado.
Recursos Complementares
“...implantar em nossa estratégia uma relação da Matemática com os temas transversais, pois eles fornecerão maior contato do aluno com o meio externo, contribuindo para a formação daquele modelo de cidadão capaz de transformar uma sociedade. “
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Acesse o endereço abaixo para continuar a leitura.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-matematica-os-temas-transversais.htm
“...A preparação desses indivíduos precisa ter início no ensino básico, dessa forma, a educação tem enfrentado uma importante reformulação no intuito de preparar os jovens. Ferramentas tecnológicas como o computador …”
Acesse o endereço abaixo para continuar a leitura.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-importancia-dos-recursos-tecnologicos-no-ensino-.htm
“...colocar esse objeto em prática é o professor de Matemática, através de aulas dinâmicas, interessantes, objetivas, claras, informativas, persuasivas e convincentes...”
Acesse o endereço abaixo para continuar a leitura.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-educacao-matematica-na-formacao-cidadaos.htm
“...o problema do mau aprendizado da matemática não é só uma responsabilidade dos profissionais e alunos de hoje e sim um problema histórico...”
Acesse o endereço abaixo para continuar a leitura.
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-historia-ensino-matematica-na-sala-aula.htm
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./educacao/index.php3&conteudo=./educacao/educacao.html
Avaliação
A avaliação dever ser constante e durante toda a atividade para coletar informações sobre o desenvolvimento de cada aluno ou da turma para dar continuidade ao planejamento das aulas ou retomar conteúdos que apresentaram dúvidas pelo aluno ou pela turma.
Veja:
Nome do aluno:
Utiliza o cálculo mental durante o jogo?
Precisa do apoio do lápis e papel?
Antecipa a jogada dos colegas?
Interessa-se pelo jogo?
Entende e utiliza adequadamente as regras?
Observações
Você poderá usar a auto-avaliação para que o aluno reconheça o seu progresso ou possa traçar metas de estudo e retomada de conteúdos em que apresentou dúvidas

Trabalhando com rótulos

Créditos: Retirado da internet

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aplicar a Matemática em situações cotidianas faz a diferença para os/as alunos/as perceberem que o componente curricular não originou apenas da sala de aula, mas também da necessidade do cotidiano social. Desse modo, o/a aluno/a poderá: aplicar de forma concreta alguns conceitos matemáticos melhorando sua compreensão e apreensão; ter seu interesse pela Matemática despertado ante sua aplicabilidade e desenvolver a criatividade, através da criação de novos produtos e embalagens.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que os/as alunos/as conheçam ou tenham vivenciado algum tipo de contato com embalagens, saibam o que é reciclagem e compreendam a diferença entre tabela e gráfico. Também devem saber resolver operações simples de adição, subtração, multiplicação e divisão; representação e conversão de pesos e medidas.
Estratégias e recursos da aula
Professor/a peça aos/as alunos/as que tragam embalagens vazias e limpas de produtos alimentícios e de limpeza que usam em casa.
 
Faça uma roda de conversa com eles/as, ou seja, sente-se com eles/as no chão, um/a ao lado do/a outro/a fazendo um círculo e converse, refletindo, sobre o uso das embalagens nas nossas vidas e promova a interpretação dos rótulos dos produtos que trouxeram de casa.
Professor/a você poderá iniciar esse diálogo fazendo-lhes algumas perguntas:

1. Suas famílias costumam ler o rótulo das embalagens? Quem faz, como e quando ocorre?
2. É importante ler os rótulos das embalagens?
3. As embalagens que vocês trouxeram são recicláveis? Sim ou não? Por quê?
Professor/a trabalhe o símbolo abaixo com seus/as alunos/as eles vêm nas embalagens informando quando estas são recicláveis ou não.
4. O que vem escrito nos rótulos das embalagens que vocês trouxeram?
5. Os alimentos e/ou produtos que estão nas embalagens, contribuem para nossa saúde? De que modo?
6. Quais ingredientes compõem os alimentos contidos nas embalagens?
Se achar conveniente, estas perguntas poderão ser registradas, por escrito, pelos/as alunos/as, auxiliados/as pelo/a professor/a, bem como poderá haver uma exposição na sala de aula com as embalagens dos produtos que as crianças trouxeram.
Se houver embalagens de gêneros alimentícios, seria interessante promover junto aos/as alunos/as a análise da informação nutricional dos produtos. Para o registro propomos a utilização de uma tabela simples.

Análise e informação nutricional dos alimentos
Nome do produto
Informação Nutricional
Quantidade recomendada por porção
Ingredientes

Com as informações da tabela, você professor/a poderá explorar as informações criando situações-problema que venham ao encontro do conteúdo trabalhado com a turma, tais como: adição, multiplicação, divisão, fração, etc.
Por exemplo:
1. Se um produto recomenda 100 gramas de consumo por refeição, quantas gramas os/as alunos/as de nossa sala consumiriam fazendo duas refeições desse produto diariamente?
2. O produto X possui 1 kg em sua embalagem. Se todos os alunos de nossa sala fossem consumir três caixas desse produto, qual quantidade seria consumida por cada aluno/a? E por toda a turma?

Retomando a embalagem explore com seus/as alunos/as:
1. A data de fabricação do produto.
2. A validade do produto.
3. O local onde o produto foi industrializado, levantando: cidade, estado e país.
Professor/a, outro desdobramento poderá ser a observação e análise, com seus/as alunos/as, do registro do peso dos produtos. Aproveite e compare o peso dos diferentes produtos. Formule situações-problema. Um outro desdobramento interessante está em estimular os/as alunos/as a descobrirem as conversões possíveis e aproximadas dos pesos e medidas em gramas e kilogramas e em mililitros e litros. Se possível, utilize uma balança de precisão e vasilhames graduados para que os/as alunos/as percebam essa proximidade. Por exemplo, 1000 gramas equivalem a 1 kilograma. Um litro equivale a cinco copos de 200 ml . Estimule-os a pensar sobre essas conversões demonstrando essas possibilidades em sala de aula.

Encerradas essas atividades, professor/a, solicite aos/às seus/suas alunos/as: que criem, em casa, um produto de alimentação e/ou limpeza, lhe dê nome e construa sua embalagem. Os produtos criados pelos/as alunos/as serão expostos em uma mini-feira de “Empreendedorismo”, (discuta com a turma o significado desse termo) que será realizada, a fim da turma apresentar para a comunidade escolar suas criações. Cada aluno/a exporá seu produto e ficará disponível para apresentá-lo aos/às visitantes tentando convencê-los/as da qualidade e confiabilidade no novo produto, que brevemente será lançado no mercado.